Compartilhe este texto

Anvisa proíbe venda e uso de fenol em procedimentos estéticos e de saúde

Por Portal Do Holanda

25/06/2024 8h56 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Em uma ação para garantir a segurança da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira (25), o uso de produtos à base de fenol em procedimentos estéticos e de saúde em todo o país. A medida cautelar afeta a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso da substância.

A decisão foi tomada devido à falta de estudos médicos que comprovem a eficácia e segurança do fenol para tais fins. 

A suspensão ocorre após a morte do empresário Henrique Silva Chagas em São Paulo durante um procedimento de peeling com fenol. O caso gerou grande repercussão e motivou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) a solicitar a proibição da venda da substância para pessoas sem formação médica.

O peeling de fenol é utilizado para suavizar rugas e manchas, no entanto, seu uso causa queimaduras severas, cicatrizes permanentes e impactos no sistema cardíaco devido à sua natureza cardiotóxica.

A proibição temporária permanecerá em vigor até que novas evidências científicas respaldem seu uso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil