Compartilhe este texto

Após pressão do Governo e STF, Senado adia debate sobre terras indígenas

Por Portal Do Holanda

10/07/2024 15h08 — em
Brasil


Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Após pressão por parte do governo e do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado decidiu adiar para outubro o debate acerca da PEC do Marco Temporal que visa demarcar as terras indígenas, marcada para esta quarta-feira (10). 

A proposta que seria analisada pelos senadores diz que um território indígena só poderia ser demarcado se houvesse uma comprovação de que a comunidade estava no local em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Semanas antes, Gilmar decidiu reunir representantes da União, Estados, municípios e entidades indígenas para buscar um consenso sobre a pauta. Para convencer a oposição, o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o tema está sem resolução há décadas e não seria uma simples discussão que visa acirrar a relação com o STF que resolveria o impasse.

O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP) acatou a ideia e adiou a votação para outubro. Ele ainda disse que falta "diálogo concreto e efetivo" entre os Poderes e grupos antagônicos para resolver o problema do País.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil