Compartilhe este texto

Artefatos indígenas retornam ao Brasil após 20 anos na França

Por Portal Do Holanda

20/07/2024 20h35 — em
Brasil


Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Artefatos indígenas de mais de 50 etnias que estavam retidos na França há mais de 20 anos retornaram ao Brasil. Ao todo, 585 objetos – incluindo máscaras, cocares, mantos e instrumentos musicais – irão integrar o acervo do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

Os itens foram adquiridos em 2003 e levados ao Museu de História Natural e Etnografia de Lille, na França, sem seguir os trâmites legais. Após uma década de negociações, o retorno foi viabilizado pelo Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Os artefatos, incluindo adornos Kayapó, Enawenê-Nawê e Araweté, passarão por quarentena e avaliação antes de serem exibidos ao público. A devolução foi possível graças a um contrato de comodato assinado em 2004, que não foi cumprido, levando à instauração de um inquérito civil público em 2015.

Recentemente, o Museu Nacional também recebeu o Manto Tupinambá, artefato indígena que estava na Dinamarca desde o século 17.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil