Ator e influencer são presos por fraudes com Pix em doações ao RS
A Polícia Civil prendeu em Fortaleza, nesta quinta-feira (13), um ator e uma influenciadora, ambos de 50 anos, por suspeita de manipulação de chaves Pix, desviando doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O casal criou 235 chaves Pix diferentes para adulterar diversas campanhas de arrecadação de doações. Durante o mês de maio, os suspeitos geraram chaves novas diariamente.
O delegado João Vitor Heredia, responsável pela investigação, explicou que o casal utilizava documentos falsos em nome de terceiros para criar as contas e, posteriormente, associar chaves Pix a elas, redirecionando as doações para suas próprias contas.
Embora as identidades dos envolvidos não tenham sido reveladas, o casal é formado por um ator que se apresenta como comediante e uma influencer com mais de 26 mil seguidores em suas redes sociais, além de apresentadora de rádio e atriz em uma série na TV.
O casal alegou dificuldades financeiras como motivação para seus atos e ter faturado apenas R$ 6 mil das doações, no entanto, a polícia espera a quebra de sigilo bancário para ter certeza do valor exato, que acreditam ser bem maior.
Eles devem responder por estelionato, uso de documento falso e falsificação de documentos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil