Compartilhe este texto

Áudios mostram militares falando sobre plano de golpe: 'Como foi em 64'

Por Portal Do Holanda

25/11/2024 9h40 — em
Brasil



 

 

Cerca de 55 áudios foram revelados neste domingo (24), pelo programa Fantástico, que mostram conversas entre militares de alta patente envolvidos em um plano golpista após as eleições de 2022. De acordo com a Polícia Federal (PF), o general da reserva Mário Fernandes foi o articulador da conspiração, que visava assassinar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Nos áudios, Fernandes e outros militares discutem a fraude nas eleições e expressam disposição para ações violentas, incluindo a tentativa de inflamar manifestações populares. Um dos áudios revela uma conversa entre Fernandes e o então presidente Jair Bolsonaro, sugerindo ações contra a diplomação de Lula. "Talvez seja isso que o alto comando, que a defesa quer. O clamor popular, como foi em 64. Nem que seja pra inflamar a massa. Para que ela se mantenha nas ruas", disse o general em um dos áudios que circulavam nos grupos que queriam o golpe.

A investigação da PF, que resultou no indiciamento de 37 pessoas, incluindo Bolsonaro e ex-ministros, também aponta a participação de militares em movimentos nos acampamentos em frente aos quartéis. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) manifestaram preocupação com os ataques às instituições democráticas e reforçaram a importância de defender a Constituição.

A Polícia Federal prendeu recentemente três dos envolvidos, incluindo Fernandes e o agente da PF Wladimir Matos, por sua participação no esquema.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil