Compartilhe este texto

Autor do PL Antiaborto diz que meninas menores de idade terão que cumprir medidas socioeducativas por abortar

Por Portal Do Holanda

17/06/2024 16h28 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Youtube GloboNews

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do PL 1904/2024 que criminaliza o aborto após as 22 semanas de gestação, disse meninas menores de idade terão que cumprir medidas socioeducativas por abortar, mesmo em caso de estupro. 

"Não será uma pena. Será uma medida socioeducativa. Ela pode fazer um atendimento socioeducacional para que isso não volte a acontecer. E o juiz poderá, ou não, aplicar esta pena, este atendimento junto a um psicólogo", disse Sóstenes à GloboNews nesta segunda-feira (17). 

Na opinião do deputado, o projeto não diminui o estupro, mas impede que a criança passe por um "segundo trauma" – o aborto. "Queremos punir o estuprador, mas o aborto é o segundo trauma que vai ficar para esta criança [após ela sofrer o estupro]. Ela não vai para a cadeia, ela não é punível criminalmente.", disse. 

Sóstenes afirma que não há negociação para a retirada do texto, que segue em tramitação. Mais cedo, uma das principais vozes do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que, após a reação nas ruas, a PL perdeu força. 

A fala de Sóstenes, contudo, contraria uma entrevista dada à UOL, na qual ele alega retirar a proposta caso o PSOL retire a ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre assistolia fetal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil