Compartilhe este texto

Banco da Amazônia e Ministério da Cultura assinam contratos de incentivo à cultura na Região Norte

Por Portal Do Holanda

04/07/2024 14h36 — em
Brasil


Foto: Divulgação/Sesi

Manaus/AM - O Banco da Amazônia e o Ministério da Cultura (MinC) realizaram nesta quinta-feira (4), em Belém, uma cerimônia para a assinatura dos primeiros contratos do programa de incentivo à cultura na Amazônia, conhecido como Rouanet Norte. Foram selecionados 125 projetos culturais, com um investimento total de R$ 24 milhões, provenientes do Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.

O programa Rouanet Norte, lançado pelo MinC para nacionalizar os recursos da Lei Rouanet e promover projetos culturais no Norte do país, recebeu inscrições até o limite de R$ 200 mil por projeto, exclusivamente de proponentes da região. A seleção dos projetos e a formalização dos contratos foram conduzidas pelo Banco da Amazônia, em colaboração com seus parceiros.

Geraldo Monteiro Júnior, Analista de Patrocínio do Banco da Amazônia, destacou a importância do programa para o desenvolvimento cultural regional. "Este é um passo significativo para democratizar o acesso às manifestações artístico-culturais na Amazônia, beneficiando diretamente os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins."

O programa também representa um esforço para aumentar a captação de recursos culturais na região, historicamente subassistida. A iniciativa foi elogiada por Ruth Helena Lima, da Central de Marketing e Comunicação do Banco da Amazônia, que destacou o compromisso da instituição em expandir iniciativas culturais além de Belém, promovendo impactos econômicos e sociais positivos.

A cerimônia também marcou a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Banco da Amazônia e o MinC, visando fortalecer as cadeias produtivas e a economia do setor cultural nos estados do Norte. Este protocolo é um marco para a implantação do primeiro Centro Cultural do Banco da Amazônia na região.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil