Blocos saem às ruas na abertura não oficial do Carnaval do Rio
O primeiro final de semana de 2025 no Rio de Janeiro teve início com o pré-Carnaval de rua, promovido pela Desliga dos Blocos desde 2009. Cerca de 30 grupos participaram da abertura não oficial da folia neste domingo (5).
" Sempre acompanho, vou vendo onde tem bloquinhos, acordo cedo e venho, está melhorando sempre. Estou achando tudo mais seguro do que outros anos, está sendo bem tranquilo", disse Matheus Santana, 28, que estava no bloco Não Monogamia Gostoso Demais, em frente à Bolsa de Valores do Rio.
Próximo dali, outro bloco animava os foliões: o Mulheres Rodadas. Muitas integrantes estavam com saias, enquanto outras exibiam combinações ousadas, como meia-calça arrastão e biquínis. O uso de pernas de pau é uma das marcas do bloco, que surgiu a partir de um meme. "Um cara disse que 'só tinha mulher rodada' e nós adotamos esse nome", explicou Elisa Caldeira, enquanto se equilibrava nas alturas.
Perto da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Yale Prado, 32, usava a fantasia de Elphaba, uma das bruxas do filme "Wicked". "Esse ano pretendo sair só com fantasias ligadas ao cinema", antecipou, falando sobre futuras produções inspiradas em "A Substância" e "Ainda Estou Aqui". "Escolhi Elphaba pelo significado da amizade, porque na minha concepção o filme mostra que amigos podem se gostar mas se afastar", afirmou.
No bloco Love Songs, um casal dançava abraçado. "É tempo de amor, de celebrar e de comemorar a vida", declarou Luana Sampaio, enquanto bailava com Eduardo, um novo conhecido que usava um arco com conchas.
A Polícia Militar reforçou a segurança nos blocos, utilizando viaturas e fazendo patrulhamento a pé. O encerramento da concentração não oficial estava previsto para as 17h, quando os foliões se reuniriam para o desfile do Boi Tolo, na Praça Quinze, sem um trajeto definido.
Embora o evento não seja oficializado pela Riotur, a empresa municipal de turismo reconhece a relevância cultural das manifestações populares, que tradicionalmente abrem o calendário carnavalesco da cidade. O órgão também reforçou a importância de os foliões respeitarem o espaço público para garantir o sucesso da festa.
ASSUNTOS: Brasil