Compartilhe este texto

Bolsonaro é indiciado por crimes contra a democracia sancionados por ele mesmo

Por Portal Do Holanda

21/11/2024 15h00 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de 36 outros envolvidos, por crimes previstos na Lei de Crimes Contra a Democracia, sancionada por ele em 2021. Dois dos delitos atribuídos a Bolsonaro são a "abolição violenta do Estado Democrático de Direito" e "golpe de Estado", com penas que variam de 4 a 12 anos de prisão.

Essa legislação, que substituiu a antiga Lei de Segurança Nacional, pune a tentativa de atacar instituições democráticas. Além de Bolsonaro, assinam a legislação os ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Anderson Torres e Damares Alves.

Além disso, Bolsonaro também foi indiciado por "organização criminosa". A PF agora enviará o relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF), e a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidirá sobre a denúncia. Caso aceito, o ex-presidente poderá ser processado judicialmente. 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil