Compartilhe este texto

Bolsonaro retorna a Brasília após ser indiciado por tentativa de golpe

Por Portal Do Holanda

25/11/2024 13h24 — em
Brasil


Foto: Marcos Corrêa/PR

Após ser indiciado pela Polícia Federal por sua suposta participação na tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a Brasília na noite desta segunda-feira (25). Durante os próximos dias, ele se reunirá com sua equipe de defesa para definir a estratégia jurídica diante das acusações.

O retorno de Bolsonaro, segundo a jornalista Jussara Soares da CNN Brasil, ocorre em meio à expectativa sobre o levantamento do sigilo do relatório final da PF, que detalha a suposta conspiração golpista, liderada pelo ex-presidente, para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O relatório, que pode ser divulgado a qualquer momento, promete revelar mais sobre a dinâmica da trama, que envolvia diversas figuras políticas e militares.

Bolsonaro estava desde a semana passada em São Miguel dos Milagres, em Alagoas, na casa do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), onde acompanhou as investigações da Operação Contragolpe, deflagrada pela PF. Em 19 de novembro, a operação resultou em prisões de militares e policiais envolvidos no planejamento de um ataque contra o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. 

A defesa de Bolsonaro tem reiterado que o indiciamento não é surpresa e que ele não teria apoiado a execução do golpe. O ex-presidente tem argumentado, com base em gravações, que se distanciou das ações dos militares e que qualquer medida extrema precisaria da aprovação do Conselho da República, órgão previsto pela Constituição para situações de intervenção federal ou crise institucional.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil