Compartilhe este texto

Bombeiro morto em queda de helicóptero em MG fez resgate em Brumadinho

Por Portal Do Holanda

12/10/2024 11h32 — em
Brasil


Foto: Reprodução / RecordTV

O sargento Welerson Filgueiros que faleceu nesta sexta-feira (11) após a queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Ouro Preto, foi um dos protagonistas de um dos resgates mais emblemáticos em Brumadinho, durante o rompimento da barragem da Vale em 25 de janeiro de 2019.

Na ocasião, Welerson estava a bordo do Arcanjo 4, a mesma aeronave que caiu, resultando na morte dele, de outros três bombeiros e de dois profissionais de saúde. Em Brumadinho, ele participou do resgate da jovem Talita de Souza, de 15 anos, que foi retirada da lama em uma operação que foi transmitida ao vivo pela RecordTV, tornando-se uma das primeiras imagens da tragédia a ser divulgada globalmente.

No resgate, o sargento Welerson era um dos três tripulantes da aeronave, que era pilotada pela major Karla Lessa, enquanto o subtenente Márcio Gualberto também estava a bordo. Durante o resgate, a major Karla estabilizou o helicóptero a apenas 50 cm da lama, enquanto o subtenente Gualberto desceu para colocar um cinto de resgate na jovem, que foi puxado por Welerson de dentro do helicóptero.

Além de Welerson e do capitão Wilker, o acidente em Ouro Preto, ocorrido na sexta-feira, também resultou nas mortes do tenente Victor, do sargento Gabriel, do médico Rodrigo Trindade e do enfermeiro Bruno Sudário, que eram membros do Samu de Minas. Todos os integrantes da equipe tinham como base de trabalho a capital, Belo Horizonte.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil