Compartilhe este texto

Brasil faz história com a primeira medalha de ouro nas Surdolimpíadas

Por Portal Do Holanda

26/07/2017 16h09 — em
Esportes



O Brasil fez história na 23ª Surdolimpíada, realizada na Turquia. No evento, que começou no último dia 18 e segue até o dia 30 deste mês, o brasileiro Guilherme Maia conquistou a primeira medalha de ouro brasileira na história da competição. Com o tempo de 1min52s55, o nadador marcou o novo recorde mundial dos 200m livre. A delegação brasileira selecionada para o campeonato tem 99 atletas.

"Ser recordista olímpico e mundial é um sonho desde menino. Hoje, agradeço a todos que fizeram e fazem parte dele. Trabalhei duro todos esses anos. Um agradecimento especial a minha mãe, Andrea, pois sem ela nada teria se concretizado”, disse Guilherme em uma publicação nas redes sociais, logo após a prova.

Disputada pela primeira vez em 1924, na França, a Olimpíada destinada exclusivamente a atletas surdos ocorre a cada quatro anos. Desta vez, a disputa inclui 22 modalidades esportivas. A primeira participação do Brasil foi em 1993, na Bulgária. Na última edição, em 2013, a delegação brasileira conquistou quatro medalhas — uma de prata e três de bronze, três dessas com Guilherme.

Na Turquia, outros dois atletas já garantiram um lugar no pódio. O judoca Alexandre Fernandes ficou em terceiro lugar na categoria 90kg e o carateca Heron Silva, na categoria acima de 84kg, também levou o bronze. Além deles, Guilherme Maia já havia ganhado o bronze nos 100m livre. Com isso, o Brasil soma quatro medalhas. Na sexta-feira, o Brasil tentará mais um bronze com o futebol feminino contra a Grã-Bretanha.

Os atletas surdos não participam das Paraolimpíadas por dois motivos. Para o Comitê Paralímpico Internacional, eles não se encaixam na categoria paralímpica, pois são capazes de participar de competições convencionais, já que não têm seus movimentos limitados. Além disso, o Comitê Internacional de Desportos de Surdos (ICSD) não é filiado ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, medalha de ouro, Surdolimpíadas, Esportes

+ Esportes