Brasil registra primeiro caso de fungo super-resistente em São Paulo

ouça este conteúdo
|
readme
|
O primeiro caso de Trichophyton indotineae, um fungo dermatófito altamente resistente a antifúngicos, foi registrado no Brasil. A vítima é um homem de 40 anos, brasileiro, que mora em Londres e estava em Piracicaba, em São Paulo, após fazer uma série de viagens por vários países.
Segundo registrado no Anais Brasileiros de Dermatologia, o paciente está em tratamento desde o ano passado, mas somente agora, o caso foi divulgado.

Pesos-pesados que ameaçam reeleição de Braga para o Senado
Os primeiros sintomas foram coceiras intensas com prurido e descamação na região das pernas e glúteos. Nos primeiros tratamentos, o homem utilizou de vários medicamentos padrão para problemas do gênero e nada o fazia melhorar.
Após uma série de exames detalhados, o Trichophyton indotineae foi detectado. O paciente fez um tratamento intenso, chegou a ter recaídas, mas hoje encontra-se estável e segue em remissão clínica.
O problema acende um alerta entre os profissionais e causa preocupação uma vez que Trichophyton indotineae é um fungo grave, que se espalha pelo corpo e é extremamente difícil de ser combatida devido a resistência aos medicamentos.
Além disso, ele é contagioso e não tem uma medicação específica. A melhor forma de se prevenir é mantendo a higiene pessoal, evitando o contato com a pessoa contaminada e combatendo a umidade.

ASSUNTOS: Brasil