Compartilhe este texto

Brasileiro que transportou 50 aranhas da Bélgica para SP é multado em R$ 12 mil

Por Portal Do Holanda

19/10/2024 7h56 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 50 aranhas da família Theraphosidae, conhecida popularmente como caranguejeiras. A carga, proveniente da Bélgica, foi interceptada e estava escondida entre roupas infantis, brinquedos, materiais escolares e itens alimentares da bagagem de um brasileiro que chegava do país europeu.

A ação ocorreu no Centro de Triagem Internacional dos Correios (Ceint), em São Paulo. O brasileiro responsável pela carga foi autuado e multado em R$ 12 mil por não possuir licença ambiental para a importação dos espécimes. As aranhas apreendidas foram encaminhadas ao Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantã (SP), onde serão analisadas e, possivelmente, incluídas em projetos de pesquisa científica.

Os agentes da Operação Hermes ressaltam que o transporte ilícito de espécies silvestres e exóticas tem por objetivo a criação doméstica ou a comercialização (em criadouros clandestinos). Entre os principais animais traficados ilegalmente estão invertebrados, ovos de aves e répteis, pequenos anfíbios e peixes. Produtos e subprodutos da fauna, como barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de peixes também são de grande interesse dos traficantes.

De janeiro a outubro de 2024, a operação Hermes apreendeu, apenas em São Paulo, mais de 8.000 espécimes da fauna silvestre e exótica, além de subprodutos como 40kg de bexigas natatórias de peixes e 120kg de barbatanas de tubarão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil