Compartilhe este texto

Cacique Raoni alerta Lula sobre riscos de explorar petróleo na Foz do Amazonas

Por Portal Do Holanda

04/04/2025 14h06 — em
Brasil


Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR
ouça este conteúdo

Durante cerimônia no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, nesta sexta-feira (4), o cacique Raoni Metuktire fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas. O líder indígena afirmou que a iniciativa representa uma ameaça ao meio ambiente e disse que vê com preocupação os planos da Petrobras para a região. A estatal projeta a retirada de até 10 bilhões de barris de petróleo na área.

Raoni, reconhecido internacionalmente por sua atuação em defesa dos povos indígenas e da floresta, pediu maior compromisso do governo federal com a preservação ambiental. "Estou sabendo que, na Foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem lá debaixo do mar. Eu penso que não [deveria explorar]. Porque essas coisas, da forma como estão, garantem que a gente tenha um meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento", declarou, com tradução de um intérprete.

Ele também alertou que, como pajé, recebeu sinais espirituais sobre os riscos da exploração. "Se isso acontecer, eu sou pajé também. Eu já tive contato com os espíritos, que sabem dos riscos que a gente tem de continuar trabalhando dessa forma, de destruir e destruir e destruir", completou Raoni.

O discurso ocorreu durante a entrega da Ordem Nacional do Mérito ao cacique, concedida por Lula na Aldeia Piaraçu. A honraria, criada em 1946, reconhece cidadãos que prestaram relevantes serviços ao país. Raoni foi agraciado com o grau Grã-Cruz, o mais alto da condecoração. O evento contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva e ministros do governo.

Raoni é uma das figuras mais emblemáticas da luta indígena no Brasil e teve papel de destaque na Constituição de 1988. Com forte presença internacional desde os anos 1970, ele se tornou símbolo da resistência contra o desmatamento na Amazônia. Em 2023, foi um dos representantes da sociedade civil que subiram a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula, durante a posse presidencial.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil