Compartilhe este texto

Cenipa extraiu gravações das caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo

Por Portal Do Holanda

11/08/2024 13h17 — em
Brasil


Foto: Força Aérea Brasileira

Na manhã deste domingo (11), o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), anunciou que o órgão conseguiu extrair todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9).

O trágico acidente resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.

O brigadeiro Moreno informou que agora o conteúdo das caixas-pretas será analisado em Brasília. "Os dados foram obtidos, validados, e agora aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo, regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade", explicou ao G1.

Além disso, ele mencionou que os dois motores do avião serão examinados em São Paulo para verificar se estavam com potência no momento do acidente. Moreno também confirmou que o relatório preliminar da investigação será apresentado em 30 dias.

Nesta manhã, três representantes do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França (BEA) chegaram ao local do acidente. O BEA foi acionado pelas autoridades brasileiras e irá colaborar nas investigações, uma vez que a aeronave, um modelo ATR-72, foi fabricada na França.

Os representantes do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá (TSB), país onde os motores da aeronave foram fabricados, também são esperados em Vinhedo. O BEA e o TSB, assim como o Cenipa, são responsáveis por investigar acidentes aeronáuticos em seus respectivos países. Peritos dos três países trabalharão juntos para determinar as causas do acidente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil