Com fogo na Bolívia ameaçando Brasil, Ibama autoriza envio de brigadistas ao país
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o envio de brigadas para combater os incêndios florestais na Bolívia, após as chamas fora de controle do país ameaçarem a Serra do Amolar e indígenas Guató, na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A Serra do Amolar é um santuário da biodiversidade e Patrimônio Natural da Humanidade.
“A equipe do Ibama permanecerá no Brasil, deverá adentrar em área da Bolívia durante o período diurno e deverá atuar de forma coordenada com as autoridades bolivianas em território do país vizinho, na faixa de fronteira lindeira com o estado do Mato Grosso do Sul”, diz a nota do órgão.
São 12 brigadistas que irão passar 30 dias atuando no combate aos incêndios na Bolívia, no intuito de diminuir os riscos que o fogo representa na fronteira com o Brasil. A linha de fogo que vem devastando a região tem cerca de 60 quilômetros de extensão.
O governo boliviano já havia solicitado em agosto apoio com envio de aeronaves do Brasil para combate aos incêndios florestais, além de pedido de envio de brigadistas ou bombeiros militares para o controle das chamas em terra.
Os incêndios no Pantanal já destruíram mais de 70% do território da Terra Indígena Kadiwéu.
ASSUNTOS: Brasil