Compartilhe este texto

Cometa que só fica visível a cada 69 anos poderá ser observado neste sábado

Por Portal Do Holanda

05/07/2024 10h26 — em
Brasil


Foto do cometa 13P/Olbers tirada por Dan Bartlett em 28 de junho de 2024


O cometa 13P/Olbers, que só fica visível a cada 69 anos, poderá ser observado na noite deste sábado (6) quando alcançará seu brilho máximo.

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para enxergar o brilho do cometa. No Brasil, o melhor local para observação será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

Rodrigo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional, explica que a visibilidade de um cometa depende de sua rota. "Se ele chega pelo norte, será mais visível do Hemisfério Norte, por exemplo", diz o especialista. 

A visibilidade de cometas também pode ser menor do que a de outros corpos celestes, porque a luz destes objetos é difusa, ao contrário das estrelas, que têm luz concentrada e, por isso, são mais visíveis. Além disso, a órbita do cometa influencia sua visibilidade. "Os cometas têm órbitas elípticas alongadas e alguns têm uma órbita mais fechada, então passam perto da Terra de tempos em tempos, enquanto outros têm ela mais aberta, aí passam e vão embora", explica o astrofísico.

Mesmo sem os equipamentos digitais atuais, astrônomos do passado fizeram registros importantes para identificar cometas hoje conhecidos. O 13P/Olbers, que se aproxima da Terra neste mês, foi visto pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers (1758-1840).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil