Compartilhe este texto

Conar investiga propagandas onde atores se passam por médicos para venda de 'produtos milagrosos'

Por Portal Do Holanda

18/07/2024 16h08 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Youtube

Um tipo de propaganda enganosa está sendo investigado no Brasil. Atores e atrizes interpretam médicos em produções roteirizadas na internet para vender produtos sem registro na Anvisa, prometendo resultados milagrosos. Os vídeos parecem reais, mostram resultados de clientes, porém não sinalizam que são ilustrativos. As denúncias chegaram ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) afirmou que o uso de testemunhais falsos é inequivocamente proibido pelas normas éticas e legais. Além disso, ressaltou que suplementos alimentares não podem fazer alegações de cura ou benefícios à saúde sem embasamento científico comprovado. Desde o início da pandemia, houve um aumento significativo de apelos enganosos nesse segmento, resultando em múltiplos processos em andamento para investigar e julgar as práticas irregulares.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comentou os supostos selos de aprovação usados em suplementos como o Night Slim, produto comercializado na propaganda: "Não há nenhum medicamento registrado na Anvisa com o nome Night Slim. Dessa forma, não se trata de medicamento autorizado para nenhuma indicação terapêutica. Destacamos que somente medicamentos registrados na Anvisa podem alegar propriedades terapêuticas na Anvisa".

 

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil