Compartilhe este texto

Conta de luz deve ficar mais barata em 2025; entenda

Por Portal Do Holanda

15/12/2024 17h24 — em
Brasil


Torres de transmissão da Itaipu. Foto: Edino Krug/ Itaipu Binacional

Após a seca recorde de 2024, o setor elétrico começa a se recuperar com o retorno do período chuvoso. A previsão é que, em 2025, o clima mais ameno contribua para manter as tarifas de energia sem taxas extras durante a maior parte do ano.

Especialistas consultados pela imprensa apontam que o próximo ano deve registrar menos picos de calor e mais chuvas no verão, o que deverá aliviar o sistema elétrico e manter a bandeira tarifária no patamar verde na maior parte de 2025.

O sistema de cores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indica as condições de geração de energia. Quando a chuva é escassa e as hidrelétricas geram menos energia, é necessário acionar usinas termelétricas, que são mais caras. Nesse caso, a Aneel ativa as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, gerando taxas extras na conta de luz.

A especialista ainda alerta que, durante os meses de agosto e setembro, é provável que a bandeira amarela seja acionada (com taxa extra) devido ao período seco, com a necessidade de usar usinas termelétricas para atender aos picos de demanda.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil