Compartilhe este texto

Covid acelera envelhecimento do cérebro e causa efeitos como de Alzheimer

Por Portal Do Holanda

19/07/2024 14h59 — em
Brasil


Foto: Freepik

Um estudo brasileiro, publicado na revista European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, revela que a covid-19 pode alterar padrões de proteínas no cérebro de maneira semelhante às mudanças observadas em casos de esquizofrenia e Alzheimer. A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (19), investigou cérebros de pessoas que morreram devido ao vírus.

A covid-19, conhecida por causar inflamação sistêmica, pode afetar o cérebro, resultando em sintomas como névoa cerebral e perda de memória, que podem persistir mesmo após a recuperação, caracterizando a chamada "covid longa".

Os pesquisadores analisaram o proteoma de cérebros infectados pelo vírus, mapeando as proteínas em nível molecular. Daniel Martins-de-Souza, da Unicamp, explica que as proteínas são a expressão dos genes, comparando o genoma a uma receita de bolo e as proteínas ao bolo pronto.

Ao comparar os padrões de proteínas dos cérebros infectados com os de cérebros saudáveis e de pessoas com esquizofrenia, os cientistas identificaram a presença de proteínas associadas à neurodegeneração. Embora a esquizofrenia não seja classificada como uma doença neurodegenerativa clássica, apresenta traços de envelhecimento celular. Esses danos, que na esquizofrenia ocorrem ao longo de décadas, são observados de forma aguda e rápida após uma infecção por covid-19, destacando a gravidade do impacto do vírus no cérebro.

Martins-de-Souza conclui que o vírus causa danos significativos logo de início, evidenciados pela presença de proteínas associadas à neurodegeneração, ressaltando a necessidade de mais estudos para entender os mecanismos por trás desses efeitos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil