Compartilhe este texto

CVM denuncia Dilma e mais 16 ex-executivos da Petrobras por problemas em refinaria

Por Portal Do Holanda

21/12/2018 16h14 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Instagram

RIO - A área técnica da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentou, nesta sexta-feira, denúncia contra 17 ex-conselheiros e ex-administradores da Petrobras, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff, por possíveis irregularidades na construção da Refinaria Abreu e Lima , em Pernambuco. A acusação é resultado de inquérito iniciado pela área técnica da autarquia em 2016.

Um dos principais alvos de investigação da Lava Jato, irregularidades na construção da refinaria de Abreu e Lima levou a Petrobras a reconhecer uma baixa contábil em seus balanços de R$ 1,507 bilhão.

O site da CVM não dá mais detalhes sobre a acusação, afirmando apenas que se trata de "possível inobservância de deveres fiduciários de administradores" da Petrobras - ou seja, que os ex-executivos não teriam agido no melhor interesse da companhia e dos seus acionistas.    

Além de Dilma, que era conselheira da empresa, são acusados o ex-diretor financeiro Almir Barbassa; o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega; os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Maria das Graças Foster; o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho; os ex-administradores da estatal Guilherme Estrella, Ilso Sauer, Jorge Zelada, Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque; e os ex-conselheiros Fábio Barbosa, Francisco Roberto de Albuquerque, Jorge Gerdau, Sérgio Quintella e Silas Rondeau.

Parte dos acusados - como Gabrielli, Graça Foster, Mantega, Coutinho e Barbassa - já foi denunciada em outro processo sancionador da CVM que acusa 40 pessoas de terem ignorado indícios de que o Comperj e Abreu e Lima valiam menos do que o registrado.

O processo ainda não tem data para ser julgado e está na fase de apresentação das defesas dos acusados. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: CVM, dilma, petrobras, Brasil

+ Brasil