Compartilhe este texto

Diretoria da Fundação Saúde renuncia após casos de HIV em transplantes

Por Portal Do Holanda

21/10/2024 16h24 — em
Brasil


Foto: Freepik

A diretoria da Fundação Saúde do Rio de Janeiro renunciou nesta segunda-feira (21) após a confirmação de um grave caso de negligência envolvendo transplantes de órgãos contaminados com o vírus HIV.

Pelo menos seis pacientes foram infectados após a emissão de laudos falsos por um laboratório contratado pela instituição. A Polícia Civil já prendeu cinco pessoas envolvidas no caso, incluindo o médico responsável técnico do laboratório.

As investigações apontam que o laboratório PCS Lab Saleme teria adulterado os resultados dos exames para órgãos destinados a transplantes, com o objetivo de reduzir custos. A análise das amostras, que deveria ser realizada diariamente, passou a ser feita semanalmente, aumentando as chances de erros.

O governador Cláudio Castro aceitou a renúncia da diretoria da Fundação Saúde, afirmando que a medida visa garantir a transparência e assegurar que as investigações sigam adiante. A Secretaria de Estado de Saúde informou que uma nova diretoria será anunciada em breve.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil