Eleitor que não votou no 1º turno tem até hoje para justificar ausência
Manaus/AM - Termina nessa quinta-feira (6) o prazo para quem não votou no primeiro turno procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral.
O procedimento pode ser feito de duas formas: a presencial e via internet. Na primeira, o eleitor precisa comparecer ao cartório levando a cópia do título ou do RG e um documento que comprove o por quê da ausência. Lá ele vai preencher um requerimento e anexar o comprovante junto.
Pela internet, basta acessar a sistema Justifica, da Justiça Eleitoral, informar alguns dados pessoais, preencher a justificativa e enviar em anexo o comprovante do documento que abone a falta.
Ele pode ser um atestado médico em caso de doença ou comprovantes de passagens, ambos devem ser enviados no formato JPG ou PDF, com extensão máxima de 2 MB.
Assim que finalizado o processo, o eleitor receberá um numero de protocolo para acompanhar o trâmite. Lembrando que para quem não exerceu o direito de voto no segundo turno, o prazo termina no dia 27 de dezembro.
Quem não fizer a justificativa pode sofrer uma série de sanções como não participar de concurso público e não poder receber prêmio de loteria.
ASSUNTOS: justificativa, prazo, voto, Brasil