Fabricante de oxigênio negocia avião nos EUA para transporte a Manaus
A Indústria Brasileira de Gases (IBG), com sede em Jundiaí (SP), está negociando a locação de uma aeronave de supercarga nos Estados Unidos para conseguir transportar uma carreta com oxigênio, de 40 toneladas, para Manaus.
A ação ocorre devido ao fato do Brasil não ter um avião cargueiro com essa capacidade.
O cargueiro KC-390, que atualmente é a maior aeronave que a FAB (Força Aérea Brasileira) possui, pode levar apenas 26 toneladas. A FAB possui quatro desses, mas somente três estão disponíveis para atuar no Amazonas, já que o Governo Federal enviou no dia 12 de janeiro um deles para realizar treinamento militar nos Estados Unidos..
De acordo com Newton de Oliveira, sócio-presidente da IBG, a empresa tem quatro fábricas no Brasil. São três em Jundiaí e uma em Forquilhinha, Santa Catarina. Uma dela está parada por “falta de mercado”. As outras operam a 50% da capacidade.
Ao todo, o grupo possui a capacidade de produzir 5 milhões de metros cúbicos de oxigênio por mês. São 17 estações de enchimento de cilindros espalhadas em 10 Estados, nenhuma no Amazonas.
A empresa reitera que embora muitos tenham entrado em contato para adquirir o produto para doação, o problema é a logística para transporte.
ASSUNTOS: Brasil