Compartilhe este texto

Força Nacional do SUS avalia impacto das queimadas e seca no Norte do Brasil

Por Portal Do Holanda

18/09/2024 12h00 — em
Brasil


Foto: Alex Pazuello/Secom

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está em missão nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas, regiões gravemente afetadas pelas queimadas e pela seca extrema. O objetivo é analisar a capacidade de resposta da rede de saúde local às populações mais atingidas pelos efeitos climáticos. 

Rodrigo Stabeli, coordenador da Força Nacional do SUS, informou que a equipe, composta por 30 especialistas em saúde indígena, urgência e emergência, está atuando nos três estados. A meta é identificar as ações necessárias para mitigar o impacto da crise e, eventualmente, montar estruturas como hospitais de campanha.

A principal preocupação são as infecções respiratórias agudas, causadas pela inalação de fumaça, e os casos de desidratação. Stabeli também destacou que algumas áreas já estão isoladas, dificultando o acesso a suprimentos básicos e cuidados médicos. 

A Força Nacional do SUS se prepara para uma possível mobilização em grande escala, com o objetivo de garantir o atendimento adequado às populações afetadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil