Funcionária de laboratório que liberou órgãos com HIV para transplantes é presa
Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do Laboratório PCS Saleme, investigado por fraudar laudos de órgãos contaminados com HIV, foi presa na manhã deste domingo (20), no Rio de Janeiro.
A mulher é apontada por outro colega, Ivanilson Santos, que também está preso, como a pessoa que autorizou que as amostras fossem analisadas apenas uma vez na semana e não mais diariamente, como é o controle padrão.
O objetivo era economizar cortando os custos gerados pela testagem diária. O resultado foi uma falha gravíssima no controle de qualidade que levou a liberação de órgãos contaminados com HIV para a realização de transplantes.
Até o momento, cinco pessoas foram presas por envolvimento na emissão de laudos falsos, entre elas, Walter Vieira, sócio do PCS Lab Saleme, ginecologista e responsável técnico do laboratório.
Segundo o Ministério Público, a PCS Lab coleciona uma série de processos por emissão de exames com resultados falso positivo e falso negativo de HIV, mesmo assim, continuava em operação e prestava serviços milionários para o estado do Rio de Janeiro.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil