Compartilhe este texto

Fux vai rever pena de mulher condenada por pichar estátua com batom: 'exacerbada'

Por Portal Do Holanda

26/03/2025 16h23 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
ouça este conteúdo

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quarta-feira (26) que pretende revisar a pena de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos de prisão por pichar a estátua “A Justiça” com a frase "Perdeu, mané" com batom em 8 de janeiro de 2023. Fux destacou que algumas penas aplicadas aos réus dos atos de 8 de janeiro podem ser “exacerbadas” e pediu vista do caso para reavaliar a dosimetria.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, havia votado pela condenação de Débora, incluindo uma multa de R$ 50 mil, além de sugerir uma multa coletiva de R$ 30 milhões para outros envolvidos nos atos. Durante a sessão da Primeira Turma do STF, Fux afirmou que deseja analisar o contexto em que Débora se encontrava e refletir sobre possíveis excessos na aplicação da pena.

Com o pedido de vista, o julgamento foi adiado, sem previsão para conclusão. O caso, que começou a ser analisado no plenário virtual da Primeira Turma, gerou críticas de opositores e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que consideram a pena desproporcional. Fux ressaltou a importância de ponderar erros e acertos ao julgar casos de grande repercussão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil