Compartilhe este texto

Garça é resgatada após 11 dias com copo plástico preso ao pescoço; fotos

Por Portal Do Holanda

14/12/2024 7h20 — em
Brasil


Foto: Reprodução / Instagram @jefveterinario

Uma garça foi resgatada nesta sexta-feira (13) no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, após ficar com um copo plástico preso no pescoço. A ave estava com o objeto preso ao corpo há 11 dias e viralizou nas redes sociais após as imagens serem divulgadas pelo veterinário Jeferson Pires.

Foto: Reprodução / Instagram @jefveterinarioA operação de resgate foi feita entre a Prefeitura do Rio, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Universidade Estácio de Sá. A captura da garça, que evitava a aproximação dos técnicos, só foi possível após uma intensa operação de monitoramento.

Após a captura, a garça foi levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena. O procedimento para retirar o copo plástico foi rápido e bem-sucedido, durando apenas 15 minutos.

Foto: Reprodução / Instagram @jefveterinarioSegundo Jeferson Pires, especialista em animais silvestres, a cabeça da ave estava atravessada pelo meio do copo. “Acredito que ela possa ter tentado capturar um peixe e a cabeça atravessou o copo ou por algum motivo ela acabou se prendendo no copo”, explicou.

“O bico dela havia atravessado o corpo pelo meio. O mesmo desceu pela cabeça até a base do pescoço e se posicionou como se fosse um colar. O copo foi cortado e foi possível observar que no local existia uma dermatite. Havia também em outra porção do pescoço próxima à cabeça, uma perfuração, provavelmente ocasionada por espinho de algum peixe. Foi suturada com um pequeno ponto, com fio absorvível, para que não seja necessária uma futura remoção”, escreveu Jeferson nas redes sociais. 

Foto: Reprodução / Instagram @jefveterinarioDevido à natureza da espécie, que não se adapta bem a longos períodos em cativeiro, a equipe técnica decidiu que a garça será reintroduzida na natureza em no máximo três dias. 

O caso da garça serve como um alerta sobre os perigos do descarte irregular de lixo, principalmente de plástico. As imagens que viralizaram nas redes sociais mostram a ave na Estrada do Rio Morto, em meio a outros resíduos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil