Compartilhe este texto

Google proíbe anúncios políticos para as Eleições 2024 após regra do TSE

Por Portal Do Holanda

24/04/2024 13h13 — em
Brasil


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais deste ano. A decisão veio após atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Segundo o Jornal O Globo, a política de conteúdo político do Google Ads  será atualizada "para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país". A atualização deve acontecer em maio. 

Isso se deu porque o TSE exige que as plataformas digitais que oferecem esse tipo de serviço precisam manter um repositório dos anúncios para acompanhamento, em tempo real,  do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada".

Além disso, devem disponibilizar uma ferramenta de consulta, "acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório" a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes, por exemplo.

Por sua vez, o Google justificou que seria inviável fazer a moderação desse tipo de conteúdo numa eleição que ocorrerá em mais de 5 mil municípios.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil