Compartilhe este texto

Governo do Brasil avalia pedir perdão a japoneses por perseguição durante 2ª Guerra

Por Portal Do Holanda

24/07/2024 10h34 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Mario Jun Okuhara

A Comissão de Anistia, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, vai analisar nesta quinta-feira (25) um pedido de reparação histórica a japoneses que foram vítimas de repressão e perseguição política no Brasil. O requerimento, apresentado em 2015 pela associação Okinawa-Kenjin do Brasil e pelo produtor audiovisual Mario Jun Okuhara, busca um perdão formal do Estado brasileiro, mas não inclui compensação financeira. 

O pedido destaca um período durante a Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes japoneses no Brasil enfrentaram restrições severas, como confisco de rádios, livros e documentos, necessidade de autorização para viagens internas e proibição de formar associações. Para identificar os membros, o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) obrigou os imigrantes a realizarem demonstrações anti-patrióticas, como pisar na bandeira do Japão ou no retrato do imperador. Quem se recusava era preso. 

A situação se intensificou com a atuação da Shindo-Renmei, um grupo que, segundo investigações da época, esteve envolvido em atos violentos, incluindo o assassinato de compatriotas considerados "derrotistas". O grupo foi criado em retaliação às restrições que os japoneses estavam sofrendo. 

A investigação à época resultou na prisão de 171 japoneses suspeitos de pertencerem à organização, levados para um presídio na Ilha Anchieta, onde teriam sido submetidos a tortura e maus-tratos. 

Um dos casos emblemáticos mencionados no pedido de reparação é o de Fukuo Ikeda, cujo testemunho, registrado no requerimento, relata que ele foi preso injustamente aos 20 anos, torturado e posteriormente levado a um sanatório, onde teria falecido em circunstâncias controversas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil