Governo libera compra de até 200 munições por ano para civis
O governo federal estipulou em 200 o número de munições que podem ser adquiridas anualmente por civis que têm posse e porte de arma.
Segundo um site de notícias do Globo, a decisão consta de portaria assinada pelos ministros da Defesa, Fernando Azevedo, e da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro e publicada no “Diário Oficial da União” na última terça-feira (28).
O número de munições que poderiam ser compradas por civis oscilou de 50 até 5.000 durante o governo de Jair Bolsonaro. Propostas de flexibilização das regras de posse e porte de armas foram bandeiras da campanha do presidente em 2018.
Pela portaria, as aquisições de munições são restritas ao calibre correspondente às armas registradas como de propriedade do comprador.
Além disso, os donos das armas precisarão apresentar o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) válido no momento em que adquirirem as munições.
A norma também fixa em 600 unidades anuais a quantidade de munições que poderão ser compradas por integrantes das Forças Armadas, policiais, integrantes das guardas municipais de cidades com mais de 50 mil habitantes, agentes penitenciários, agentes da Agência Brasileira de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Veja também
ASSUNTOS: compra de munições, governo libera compra, munições para civis, posse de arma, Brasil