Homem é condenado a 51 anos de prisão por causar explosão em supermercado e deixar criança ferida
O Tribunal do Júri de Rondonópolis, Mato Grosso, condenou, nessa segunda-feira (16), Rodrigo Machado de Oliveira, de 33 anos, a 51 anos e cinco meses de prisão, além de multa, por causar uma explosão em um supermercado em abril de 2023. O ataque deixou uma criança de sete anos ferida, sendo socorrida e levada ao hospital.
Durante o julgamento, 12 testemunhas relataram detalhes do crime. Rodrigo foi acusado de causar a explosão durante um horário de grande movimento no estabelecimento, com o intuito de causar prejuízos materiais a um supermercado que ele considerava ser de "quem tem muito dinheiro".
O réu planejou o ataque desde outubro de 2022 e, no dia 4 de abril de 2023, detonou o explosivo em um supermercado no Bairro Vila Operária, em Rondonópolis.
Rodrigo havia feito ameaças ao estabelecimento, exigindo o pagamento de R$ 300 mil em criptomoedas, sob a ameaça de atacar as lojas da rede. Ele também enviou um novo recado após a explosão, reforçando a exigência do pagamento. Após investigações, a Polícia Civil encontrou materiais usados para a fabricação de artefatos explosivos em sua residência.
Rodrigo foi indiciado por extorsão qualificada, tentativa de homicídio e, na denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), foi acrescentada a acusação de que ele assumiu o risco de matar as vítimas.
O réu, que é barbeiro e não possui passagens criminais, alegou que sabia manusear explosivos e que havia fabricado o artefato de forma caseira. A sentença foi proferida após meses de investigações e apuração do caso, que ficou marcado pela violência e pelas ameaças feitas pelo acusado.
ASSUNTOS: Brasil