Ibama encontra adornos com penas de aves brasileiras em extinção em mala de passageira
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontraram adornos feitos com penas de aves brasileiras ameaçadas de extinção na mala de uma passageira no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A passageira retornava de uma viagem aos Estados Unidos. Segundo o Ibama, foram encontrados brincos e colares feitos com penas das aves. O material foi localizado primeiramente por auditores da Receita Federal, que acionaram a equipe do Ibama.
Das nove peças apreendidas pelos fiscais, cinco continham penas de psitacídeos , como papagaios e araras. Essas aves são protegidas por leis brasileiras e internacionais, e o comércio internacional desses animais ou suas partes é regulamentado pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
Por apresentar riscos zoosanitários e sem poder ser destinado para instituições de pesquisa, o material foi destruído por determinação da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
A passageira foi multada em R$ 27 mil por transportar partes de animais da fauna nativa silvestre sem a devida autorização. O valor da multa aplicada poderá ser destinado ao financiamento de programas e projetos ambientais voltados à recuperação da fauna nativa.
O consumo de produtos e subprodutos não legalizados da fauna brasileira fomenta a caça ilegal e causa danos às populações nativas, contribuindo para o desequilíbrio ambiental.
Com informações da Agência Gov
ASSUNTOS: Brasil