Idosa é aprovada em universidade e fará primeira faculdade aos 80 anos
ouça este conteúdo
|
readme
|
Aos 80 anos, a japonesa Chigusa Tsuka vai ter a primeira experiência com uma faculdade em 2020 porque passou no vestibular da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Segundo um site de notícias do Globo, aprovada por meio do programa "Idade Ativa", que garante vagas no ensino superior para pessoas acima dos 50 anos, ela vai cursar licenciatura em geografia.
Em nome da segurança, amazonenses abrem mão do direito à privacidade
"Vai ser minha primeira faculdade, porque quando era mais jovem tive que cuidar dos meus pais, que ficaram doentes. Eu era a mais velha dos três filhos e precisei trabalhar", conta.
Natural do Japão, ela chegou ao Brasil aos 15 anos, em 1954, quando seu pai decidiu fugir dos efeitos econômicos causados pela guerra sino-japonesa que iniciou em 1937 e durou até 1945.
Por meio de um acordo entre os governos do Japão e do Brasil, a família de Tsuka foi primeiro para Santarém, no Pará, e depois a Roraima, que na época ainda era Território Federal do Rio Branco.
"Quando chegamos aqui minha mãe teve um problema nos dentes, arrancou todos e ficou com a saúde debilitada. Depois, meu pai foi diagnosticado com câncer".
Agora aprovada para o curso de geografia ela ainda sonha em cursar sistemas de informação para melhorar a operação do comércio que sua família possui no Centro de Boa Vista. "Eu não esperava entrar e quando passei comemorei, agora vou estudar".
ASSUNTOS: idosa, primeira faculdade, universitária de 80 anos, Brasil