Compartilhe este texto

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

Por Portal Do Holanda

13/04/2024 22h42 — em
Brasil


Foto: Fernando Frazão

O fim de semana apresenta pelo menos três avisos de alerta de chuvas intensas no país. O alerta publicado neste sábado é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet).

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, aumentando o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No Norte, as áreas com previsão de temporais incluem o Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Norte do Amapá, Região Metropolitana de Belém, Centro Amazonense e Sul do Amapá. Outro alerta abrange o Centro-Sul-Mato-Grossense, Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, Leste-Rondoniense, Sudeste-Mato-Grossense, Pantanais-Sul-Mato-Grossense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste-Mato-Grossense, Norte-Mato-Grossense, Nordeste-Mato-Grossense, Leste de Mato Grosso do Sul e Madeira-Guaporé.

No sul, as áreas com previsão de temporais incluem Sudoeste Rio-Grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-Grandense, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-Grandense, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Região Serrana, Centro Oriental Rio-Grandense e Nordeste Rio-Grandense.

Em caso de rajadas de vento, o INMET orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Outra recomendação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Sempre que possível, é recomendado ainda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Com informações de Agência Brasil


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil