IR 2020: Primeira parcela poderá ser colocada em débito automático até 10/06
A Receita Federal prorrogou de 10 de abril para 10 de junho o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 do contribuinte que tiver imposto a pagar e quiser colocar o pagamento da primeira parcela ou da parcela única em débito automático em conta corrente.
Segundo o UOL, a alteração para o débito automático ocorreu após o anúncio da ampliação do prazo final de entrega da declaração, de 30 de abril para 30 de junho, devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, o vencimento da primeira parcela ou parcela única também foi postergado para 30 de junho.
O contribuinte que entregar a declaração entre 11 de junho e 30 de junho só conseguirá ativar o débito automático em conta a partir da segunda parcela. O Darf (documento de arrecadação fiscal) da primeira parcela terá que ser emitido diretamente no programa e pago no banco até 30 de junho.
A Receita ainda não definiu se irá alterar também as datas previstas para o pagamento da restituição do imposto. O primeiro lote está previsto para ser pago em 29 de maio, antes do fim do novo prazo da entrega da declaração, em 30 de junho.
A Receita também não esclareceu se os contribuintes que têm imposto a pagar e já entregaram a declaração poderão reprogramar o vencimento do Darf (documento de arrecadação fiscal) de 30 de abril para 30 de junho.
Veja também
ASSUNTOS: Federal, imposto, receita, renda, Brasil