Compartilhe este texto

Justiça pede exame criminológico a Cristian Cravinhos antes de avaliar pedido de liberdade

Por Portal Do Holanda

22/06/2024 11h39 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A Justiça determinou nesta sexta-feira (21) que Cristian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato do casal Richthofen, em São Paulo, seja submetido a um exame criminológico. A avaliação determinará se ele possui condições de progredir para o regime aberto e cumprir o restante da pena em liberdade. Cristian está preso na penitenciária P2 em Tremembé (SP), conhecida como o "presídio dos famosos".

O pedido de progressão ao regime aberto foi apresentado pela defesa de Cravinhos na primeira quinzena de maio. Em resposta, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) solicitou a realização do exame criminológico. A decisão foi proferida pela juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, que estabeleceu um prazo de 40 dias para a realização do exame.

O exame criminológico deverá avaliar diversos aspectos da personalidade de Cravinhos, como a introjeção de valores éticos e morais, presença de agressividade e impulsividade, mecanismos de contenção dos impulsos, elaboração de crítica sobre delitos, predominância de atividades impulsivas, tolerância a frustrações e possibilidade de reincidência. Uma comissão formada por um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do sistema penitenciário será responsável pela avaliação antes que a juíza decida sobre a possível progressão de regime.

Cristian foi condenado por participar do assassinato do casal von Richthofen junto com seu irmão Daniel Cravinhos, que era namorado de Suzane von Richthofen, também condenada pelo crime. Ele cumpre atualmente pena em regime semiaberto na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé. Cristian chegou a progredir para o regime aberto em 2017, mas perdeu o benefício após ser detido por tentar subornar policiais. A defesa de Cravinhos foi acionada pelo g1, mas não se manifestou até o momento. A matéria será atualizada assim que houver um retorno.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil