Compartilhe este texto

Justiça solta ex-padre indiciado por estupro de vulnerável

Por Portal Do Holanda

29/11/2024 16h54 — em
Brasil


Foto: Reprodução

O ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 77 anos, foi solto na quinta-feira (28) após decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele havia sido preso em outubro, acusado de abusos sexuais contra crianças e adolescentes de 3 a 11 anos, supostamente cometidos desde os anos 1980.

Segundo a Justiça, a decisão levou em conta sua idade avançada, comorbidades e o tempo decorrido desde os fatos. Bernardino usará tornozeleira eletrônica e está proibido de contatar vítimas ou testemunhas.

As investigações da Polícia Civil apontaram pelo menos 50 possíveis vítimas, sendo que dez já prestaram depoimento. Bernardino foi indiciado por estupro de vulnerável em 13 de novembro.

Segundo a advogada das vítimas, Ana Carolina Oliveira, a soltura causou frustração, mas a expectativa é de que ele seja responsabilizado judicialmente: "Estamos confiantes na Justiça e continuaremos lutando pela condenação."

Bernardino foi afastado pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 2021 após denúncias de má conduta quando atuava na Paróquia Cristo Rei, em Contagem (MG). A polícia reforça o pedido para que outras vítimas procurem delegacias e denunciem o caso.

Abusos

O ex-padre é denunciado por diversos abusos contra crianças de 3 a 11 anos entre 1999 e 2001. A denúncia que levou à abertura do inquérito policial em 2021, no entanto, é referente a uma mãe de menina que relatou um caso durante uma excursão para um sítio em Tiros em 2016.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil