Licença paternidade de 20 dias já está em vigor
Lei que aumenta licença-paternidade de cinco para 20 dias já está em vigor. A especialista em gestão de carreira pela Fundação Getúlio Vargas, Andrea Deis, explica que a regra só é válida para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, que já utilizam a licença-maternidade ampliada de quatro para seis meses. Ela dá algumas dicas e explica os benefícios para a mãe e a criança terem o pai presente nesses 20 dias de adaptação do bebê.
“Hoje a cada 10 casais que se casam, sete se separam. E a maioria das separações acontecem com a criança com menos de um ano. A contrapartida é que vamos ter famílias mais integrada numa sociedade mais harmônica, mas se pensar em redução de impostos ainda não tem nenhuma contrapartida financeira, mas tem uma social muito maior”, diz Andrea Deis.
O Programa Empresa Cidadã deduzir do Imposto de Renda devido o salário pago pro funcionários durante os 15 dias que estiver fora, a regra só vale para empresas que têm tributação sobre lucro real.
A nova lei faz parte do projeto que institui o marco legal da infância, que vai promover políticas públicas para crianças de até seis anos de idade. Um dos principais pontos abordados, é que as gestantes têm de receber apoio de todas as esferas públicas durante a gravidez.
ASSUNTOS: Brasil, filhos, licença, licença paternidade, nascimento, Brasil