Lirio Parisotto é condenado por agredir Luiza Brunet
SÃO PAULO. A juíza Elaine Cristina Monteiro Cavalcanti, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça de São Paulo, condenou nesta segunda-feira o empresário Lírio Parisotto a um ano de prestação de serviços à comunidade pela agressão à atriz Luiza Brunet, no ano passado.
A sentença determinava que o empresário cumprisse pena em regime aberto, o que o obrigaria a passar a noite em casa de albergado ou na própria casa, seguindo regras estabelecida pela Justiça. No entanto, a juíza determinou a suspensão desta pena por não se tratar de réu reincidente e considerando itens como “culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade” do empresário.
A suspensão da detenção em regime aberto tem duração prevista de dois anos, período em que Parisotto deverá comparecer uma vez por mês em cartório do Tribunal de Justiça para apresentar comprovantes de residência fixa e exercício de trabalho regular.
O empresário foi condenado por crime de lesão corporal, previsto no Código Penal, com aumento de pena em função de se tratar de lesão praticada por conjugue ou companheiro “com quem conviva ou tenha convivido”. A íntegra da sentença não foi divulgada pela Justiça, por se tratar de processo protegido por sigilo.
Brunet foi agredida pelo empresário em maio do ano passado, durante viagem a Nova York. Na ocasião, a atriz relatou ter tido quatro costelas quebradas, além de lesões no olho esquerdo.
Na noite desta segunda-feira, a atriz divulgou nota em que agradeceu pelo apoio e solidariedade que recebeu durante o processo e disse que continuará atuando no combate à violência contra as mulheres.
“Não foi fácil me expor, nem será apagar as marcas que a violência me deixou. Mas o que, ontem, foi vergonha e medo, hoje, é força e uma certeza: seguir no combate à violência contra as mulheres”. escreveu a Brunet, que considerou ter dado “um importante passo” e tido coragem para “mudar” ao denunciar a agressão sofrida por ela.
Na noite desta segunda, o advogado da atriz, Pedro Egberto da Fonseca Neto, disse que ainda vai se inteirar da íntegra da sentença para decidir se recorre ou não da pena imposta pela Justiça:
- A pena não reflete a gravidade do que ele fez. Mas o que importa é que ele foi condenado. Ainda vamos nos inteirar da sentença inteira para decidir o que fazer daqui em diante. Mas posso dizer que, a princípio, estamos satisfeitos com a condenação do réu - afirmou.
O advogado de Lirio Parisotto, Celso Vilardi, informou na noite desta segunda-feira que vai apresentar recurso, pedindo a absolvição de seu cliente.
Leia a íntegra da nota divulgada por Luiza Brunet:
“Nestes últimos meses, aprendi mais sobre solidariedade. Recebi, de homens e mulheres, apoio e carinho com uma força enorme. A todos, minha imensa gratidão. Não foi fácil me expor, nem será apagar as marcas que a violência me deixou. Mas o que, ontem, foi vergonha e medo, hoje, é força e uma certeza: seguir no combate à violência contra as mulheres. Dei um importante passo, tive coragem para mudar e sempre fiquei ao lado da verdade”.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil