Compartilhe este texto

Lula diz que não reconhece vitória de Maduro: "Ele sabe que tá devendo uma explicação"

Por Portal Do Holanda

15/08/2024 11h00 — em
Brasil



 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (15), que ainda não reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas recentes eleições presidenciais da Venezuela e sugeriu a possibilidade de novas eleições. O anúncio de vitória de Maduro, que gerou controvérsias, foi contestado pela oposição e pela ONU. Esta é a primeira vez que o presidente se pronuncia publicamente a respeito das eleições na Venezuela. 

Maduro, que enfrentou alegações de hackeamento do sistema eleitoral e atraso na divulgação dos resultados, entregou as atas eleitorais ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela. Lula declarou que só reconhecerá o resultado após a conclusão da investigação pela Sala Eleitoral do TSJ. 

"Não reconheço ainda o resultado. Ele [Maduro] sabe que tá devendo uma explicação à sociedade brasileira e ao mundo", afirmou Lula em entrevista a uma rádio no Paraná. Lula destacou a necessidade de dados confiáveis e sugeriu que o Conselho Nacional Eleitoral, que inclui membros da oposição, poderia garantir a transparência, embora Maduro tenha enviado as informações diretamente ao TSJ.

Lula, que tem buscado uma solução pacífica para a crise, conversou com o presidente colombiano Gustavo Petro sobre o assunto e afirmou que a situação na Venezuela é complexa. "Não é fácil para um presidente se intrometer na política de outro país, mas o resultado apresentado foi rodeado de confusões", disse Lula.

Ele sugeriu que Maduro poderia convocar novas eleições e estabelecer um comitê eleitoral suprapartidário, com observadores internacionais, para garantir a integridade do processo. "Preciso ser cauteloso e não precipitado", concluiu Lula.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil