Lula diz que tentativa de golpe de Bolsonaro era 'visível' após decisão do STF

ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que a tentativa de golpe por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro era evidente. "É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível que ele tentou contribuir para o meu assassinato", declarou Lula durante agenda oficial no Japão. O presidente também criticou os pedidos de anistia feitos por aliados de Bolsonaro. “Quando ele pede anistia, ele está dizendo que foi culpado”, afirmou.
A declaração de Lula aconteceu após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. Outros sete aliados do ex-presidente, incluindo os ex-ministros Braga Netto e Anderson Torres, também responderão ao processo criminal. A decisão não significa condenação, mas reconhece indícios de crime e abre caminho para o julgamento.
Bolsonaro reagiu à decisão classificando a acusação como "infundada" e voltou a atacar o sistema eleitoral e o ministro Alexandre de Moraes. A denúncia da PGR aponta que Bolsonaro e seus aliados formaram um grupo para minar a democracia e manter o ex-presidente no poder, o que poderia levar a penas de até 39 anos de prisão.
Além das repercussões políticas, Lula destacou a importância de sua viagem ao Japão, onde busca fortalecer relações comerciais e atrair investimentos. Durante encontro com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, o presidente brasileiro defendeu um acordo entre Japão e Mercosul. Ele também brincou sobre as diferenças culturais: “Espero que aqui no Japão vocês aprendam a fazer churrasco”, disse.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil