Lula lamenta queda de avião em Gramado e diz que Aeronáutica investiga
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que a Aeronáutica está trabalhando na investigação sobre a queda de um avião no centro de Gramado, na Serra Gaúcha, neste domingo (22). Em uma mensagem publicada no X (antigo Twitter), o presidente expressou sua solidariedade às famílias das vítimas.
O avião de pequeno porte havia decolado de Canela (RS) com destino a Jundiaí (SP), mas caiu durante o trajeto, colidindo com um prédio comercial no centro de Gramado. Lula afirmou que a Aeronáutica está investigando as causas do acidente e garantiu que as autoridades estão à disposição. O presidente também acrescentou que o governo federal está pronto para colaborar com o Governo do Rio Grande do Sul e as autoridades locais para esclarecer o ocorrido "o mais breve possível".
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou que todos os ocupantes da aeronave morreram. "Infelizmente, as informações iniciais indicam que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", escreveu ele nas redes sociais. A aeronave transportava, segundo o governo, nove pessoas, enquanto a Defesa Civil aponta que o número seria de dez ocupantes.
Além das vítimas fatais, pelo menos 15 pessoas foram hospitalizadas após inalar fumaça do incêndio causado pela queda do avião. A Secretaria de Segurança Pública confirmou que o fogo resultou em mal-estar para as pessoas na região devido ao contato com a fumaça.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil