Compartilhe este texto

Mais de 400 venezuelanos entram no Brasil após eleição

Por Portal Do Holanda

02/08/2024 15h21 — em
Brasil


Foto: Reprodução


Desde a última segunda-feira (29), mais de 400 venezuelanos cruzaram a fronteira com Roraima, conforme um balanço do Exército Brasileiro que foi divulgado pela CNN. O número de entradas tem aumentado progressivamente ao longo da semana.

Na segunda-feira foram recebidos 50 venezuelanos, na terça, 82, na quarta, 103 e nesta quinta-feira (1/8), 184 venezuelanos cruzaram a fronteira.

Esses dados são fornecidos pela Operação Acolhida, uma iniciativa do Exército Brasileiro criada em 2018 para ajudar no atendimento de refugiados e na interiorização de imigrantes. O projeto conta com o apoio de órgãos governamentais e não governamentais, incluindo a ACNUR, agência da ONU para refugiados.

Nos últimos dias, houve formação de filas na fronteira da Venezuela com o Brasil, bem como congestionamentos em mercados e postos de combustíveis em Pacaraima, cidade roraimense situada na linha de fronteira. 

O vice-prefeito de Pacaraima, Simeão Peixoto, expressou preocupação com a situação. Ele destacou a crescente insegurança na região, tanto para os venezuelanos que estão deixando o país quanto para os moradores locais. Peixoto também mencionou o aumento no fluxo de atendimento médico e nas demandas de programas sociais, além da movimentação do Exército Venezuelano nas cidades próximas à fronteira, que tem gerado apreensão.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil