'Marco histórico', diz Lula ao comemorar aprovação da reforma tributária
ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta quarta-feira (18), a aprovação no Congresso Nacional da principal regulamentação da reforma tributária. Em mensagem nas redes sociais, ele destacou o caráter "histórico" da medida, que promete simplificar e tornar mais justa a taxação sobre o consumo, incluindo alíquotas unificadas e redução de impostos sobre itens da cesta básica. O projeto, que segue agora para sanção presidencial, também cria um "imposto do pecado", com aumento da tributação sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
"A aprovação da regulamentação da Reforma Tributária é um marco histórico. Após 40 anos de discussões, conseguimos construir e aprovar uma proposta que vai garantir um sistema tributário mais simples, eficiente, justo e transparente", escreveu Lula.
Em nome da segurança, amazonenses abrem mão do direito à privacidade
Para 2025, o governo planeja a regulamentação dos impostos sobre a renda, com destaque para a proposta de isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. Lula, que está em recuperação de cirurgias, articulou a votação com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. A aprovação foi facilitada após negociações sobre a liberação de emendas parlamentares.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil