Compartilhe este texto

MEC planeja criar versão do Pé-de-Meia para ensino superior em 2025

Por Portal Do Holanda

30/09/2024 15h58 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (30) que o governo pretende implementar uma versão do programa Pé-de-Meia para beneficiar universitários de baixa renda a partir de 2025. O programa, que atualmente oferece bolsas para alunos do ensino médio, visa combater a evasão escolar e já atende 2,4 milhões de estudantes, com um custo anual de R$ 7,1 bilhões. 

Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva queira fazer do Pé-de-Meia uma das bandeiras de seu governo, a ampliação enfrenta limitações orçamentárias, especialmente após o congelamento de verbas para o programa. Santana afirmou que a nova proposta seguirá os moldes do programa atual, mas não detalhou as fontes de financiamento. 

"Tem aluno que abandona (o curso) porque às vezes não tem onde morar. Estamos começando a construir um Pé-de-Meia para o estudante universitário, uma proposta para ser discutida com o presidente. Ele já está empolgado", disse o ministro na entrevista ao jornal carioca.

O Pé-de-Meia oferece um aporte inicial de R$ 200 a cada aluno matriculado no ensino médio, além de parcelas mensais e um bônus ao final do curso. O ministro destacou que a nova versão ajudaria estudantes a cobrir despesas como aluguel e alimentação, enfatizando a importância do programa para aumentar a frequência escolar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil