Ministra Damares ameaça processar Folha de São Paulo após reportagem
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ameaçou nesta segunda-feira (24) entrar na Justiça contra o jornal Folha de São Paulo após uma reportagem sobre os dados sobre violência infantil em relatório de direitos humanos divulgado por sua pasta.
Falava do sentimento de culpa das pessoas que foram abusadas, é muito sofrimento. Mas a esquerda faz questão de atacar a imagem de quem só quer o bem das crianças. pic.twitter.com/4dNpWKEXbQ
— Damares Alves (@DamaresAlves) August 24, 2020
No twitter, a ministra fez uma série de postagens ao falar sobre o processo. "E vem uma reportagem desses atribuiu a esta gestão problemas históricos. Não nos silenciaremos. Nossa resposta virá pela Justiça. Terão que reparar o dano causado à credibilidade deste que, muitas vezes, é o único refúgio das vítimas de violência", finalizou.
De acordo com o próprio jornal, a Folha de S.Paulo mostrou que o relatório Disque Direitos Humanos omitiu as informações sobre o encaminhamento e as respostas dadas a todas as denúncias de violações recebidas, entre elas as de violência infantil, feitas aos órgãos de apuração e proteção. No caso da violência contra crianças e adolescentes, o total foi de 86.837 denúncias em 2019.
Ao ser questionada sobre a omissão dos dados, o ministério de Damares respondeu que foi uma "decisão editorial adotada pela ouvidoria", mas que todas as denúncias recebidas tanto pelo Disque 100 quanto pelo Ligue 190 (Central de Atendimento à Mulher) e a própria Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos são encaminhadas.
ASSUNTOS: Damares Alves, damares processo, Folha de São Paulo, folha de são paulo damares alves, Ministra Damares Alves, Brasil