Compartilhe este texto

Ministros veem pacote 'anti-STF' da Câmara como inconstitucional e podem derrubá-lo

Por Portal Do Holanda

10/10/2024 11h47 — em
Brasil


Presidente do STF, Barroso, e o decano Gilmar Mendes - Foto: TSE e Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiram ao pacote 'anti-STF', que pretende limitar as decisões monocráticas da Corte e foi aprovada nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Segundo eles, a medida é inconstitucional e pode ser derrubado caso chegue ao tribunal.

As propostas permitem que o Congresso sustente decisões do STF e ampliam as hipóteses de crime de responsabilidade dos magistrados.

Segundo a CNN, os ministros acreditam que a Constituição exige que reformas no Judiciário sejam apresentadas pelo próprio STF, o que tornaria inválidas as iniciativas dos parlamentares. Consideradas uma retaliação à decisão do STF que suspendeu emendas parlamentares por falta de transparência, as propostas levantam preocupações, especialmente a que permite a suspensão de decisões dos magistrados, o que poderia violar a separação dos Poderes.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o decano, Gilmar Mendes, já criticaram publicamente essas propostas, enfatizando que a revisão de decisões da Corte não é compatível com a democracia. Barroso também defendeu que o Congresso deveria consultar o Judiciário antes de avançar nas discussões.

As propostas precisam passar por uma nova análise em uma comissão específica antes de serem votadas novamente na Câmara. Se aprovadas, poderão ser promulgadas sem mudanças significativas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil