Compartilhe este texto

Moraes anula nomeações de parentes do governador do MA por suspeita de nepotismo

Por Portal Do Holanda

18/10/2024 16h10 — em
Brasil


Ministro do STF, Alexandre de Moraes, durante sessão no plenário — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta sexta-feira (18), a nomeação de cinco servidores ligados ao governo do Maranhão por suspeita de nepotismo. Entre os nomeados estão cunhados e uma sobrinha do governador Carlos Brandão (PSB).

A decisão atendeu a um pedido do partido Solidariedade, que apontou 14 casos de nepotismo envolvendo familiares do governador em cargos estratégicos. Moraes destacou que o nepotismo compromete a ética e a impessoalidade da administração pública. 

Deverão ser exonerados:

Ítalo Augusto Reis Carvalho, subsecretário da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Conselheiro da Maranhão Parcerias - casado com a sobrinha do governador

Mariana Braide Brandão Carvalho, coordenadora da Unidade Sorrir da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – sobrinha do governador;

Melissa Correia Lima de Mesquita Buzar, subsecretária da Secretaria de Estado da Administração (Sead) – cunhada do governador.

Gilberto Lins Neto, diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) – casado com uma sobrinha do governador;

Elias Moura Neto, gerente de Qualidade e Planejamento da Companhia de Gás do Maranhão (Gasmar), sociedade de economia mista controlada pelo governo do Maranhão – concunhado do governador.

O governo e a Assembleia Legislativa deverão fornecer dados para investigar nepotismo cruzado.  


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil